quarta-feira, 25 de março de 2009

Reflxoes de Quaresma

Sao Bento em sua gruta, quando era eremita, recebeu a visita de um padre. Apos recebe-lo afetuosamente disse-lhe - "Feliz Pascoa". O padre se surpreendeu: "Como voce sabe que é Pascoa, perdido aqui no meio do nada." São Bento respondeu-lhe: " Hoje é Pascoa, porque voce veio me visitar".
Mais tarde, quando escreveu a Santa Regra, Sao Bento colocou que devemos receber o hospede como receberiamos a Cristo.
Minha Mestra de Formação tambem fala que aquele que comunga esta em comunhao com Cristo (meio obvio né).
Um frei franciscano que trabalhava com presidiarios, dizia que, se nós cristão acreditamos que Jesus morreu e ressucitou por todos nós (sem exceção) então nenhum ser humano é irrecuperavel.
Todos esses pensamentos servem como pano de fundo para uma reflexao. Nos oblatos seculares (e mesmo os monges em seus mosteiros) de modo geral passamos o dia em contato com outras pessoas. Pessoas anonimas ou que sao importantes para nos de alguma forma (colegas de trabalho, familiares, conhecidos, prestadores de serviços, outros). E nunca prestamos atencao que quando nos relacionamos, devemos ver Deus nas outras pessoas. Os hindus dizem Namaste (o Deus que esta em mim, sauda o Deus que esta em voce).
Muitas vezes a imagem que as pessoas trazem de Deus está obscurecida. Sim porque toda a pessoa é feita imagem e semelhança de Deus. Mas, como cristaos, devemos acreditar que a pessoa pode sair dessa. A Quaresma é um bom momento para mudarmos, mas tambem para acreditarmos que as outras pessoas podem mudar.
Quantas vezes dizemos fulano de tal nunca vai mudar. Ou essas suas manias vao morrer com ele. Com isso deixamos de acreditar no potencial do outro para mudar. As vezes as outras pessoas tem ideias melhores e neste caso devemos ser humildes e quem tem de mudar somos nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário