Placido já tinha 3 anos de idade e como era costume, naquela época, já podia ser desmamado. Sua mãe e seu pai (Tertulius) gostariam de entregá-lo a São Bento e fazê-lo monge. Mas para ser monge tem que saber Latim, Frances, Espanhol, Inglês e falar Português corretamente, no mínimo!!! E o menino só sabia falar uma palavra: SIM.
Mesmo assim, eles foram falar com São Bento. Então São Bento lhes respondeu:
- Não se preocupem. Todo o resto ele poderá aprender no mosteiro. Mas apenas essa palavra é necessária para a vida monástica.
Escrevi este texto porque vejo muitas vezes em relação as crianças muita ansiedade. Parece que saber tudo (falar línguas estrangeiras, escrever antes do tempo e outros) é uma garantia de sucesso no futuro. Mas nem sempre as coisas funcionam assim.
Creio que ter boa vontade, estar disposta a aprender a adquirir novas habilidades é o mais importante. Nunca esqueço uma professora da faculdade de informatica que dizia assim: "Hoje em dia as linguagens mudam todos anos (a cada 2 anos), ou seja tudo que eu ensinar agora, estará obsoleto quando vocês saírem da faculdade. O que fazer então? Vou lhes ensinar a lógica da programação e isso vocês poderão usar com qualquer linguagem. Mas vocês terão de estar disposto a aprender novas linguagens sempre."
É claro que é necessário ter bons professores, ter espirito critico para saber se o que está sendo ensinado vale a pena ou não aprender. Mas parte da pessoa estar aberta as novidades e não ter medo de aprender.
Minha homenagem a Santa Teresa de Jesus, Padroeira dos Professores.
Olá, querida Oblata
ResponderExcluirÉ bom vir aqui e ler sobre os santos monásticos...
Bjs de paz e bem