terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Homem da Massinha

Alguns dias atrás, mostrei uma estátua de São Bento para o meu filho de dois anos de idade. Ele ficou impressionado e disse:

-"É o homem da massinha"

Eu confesso que não entendi o que ele queria dizer. E continuo não entendendo muito. Talvez por aquela imagem classica de um homem com um manto preto, parecer mesmo um bastão de massinha de modelar preta. Ou talvez tivesse algum desenho parecido com São Bento na embalagem da massinha de modelar. Não sei...

Mas existe uma outra explicação. São Bento em sua regra, nos ensina a viver em comunidade. Uma comunidade é formada por várias pessoas. E cada comunidade, assim como cada pessoa é diferente. Conviver com pessoas diferentes é uma coisa  difícil e pode ser até mesmo penoso.

Como o meu filho, quando mistura duas massinhas de cores diferentes e forma uma terceira cor. Assim também São Bento nos diz que "misturando" pessoas diferentes, podemos formar comunidades diferentes.

Nem sempre podemos escolher com quem vamos formar comunidade. Mas procurando compreender a todos, nossa comunidade será melhor e mesmo aqueles que não gostamos, também podem se tornar melhor. Creio que é isso que São Bento, o "homem da massinha" nos ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário